BBDO absorve agência de design mais premiada

O atelier RMAC (Ricardo Mealha e Ana Cunha) vai integrar o grupo BBDO,
que congrega a agência de publicidade com o mesmo nome e a Proximity,
uma empresa de marketing directo e relacional.

Segundo João Wengorovius, presidente da BBDO, “os sectores que mais
têm crescido são os das áreas adjacentes à publicidade”, daí a necessidade
de lançar a Proximity e incorporar agora a RMAC. Por outro lado,
“começámos a reparar que a RMAC estava sempre a ganhar prémios
e tivemos curiosidade em conhecer o trabalho deles”, afirma Wengorovius.
Na prática a RMAC mantém a sua equipa – 12 pessoas – e autonomia, mas
está prevista para breve a junção das três agências no mesmo espaço,
um prédio em Lisboa, onde vão totalizar 150 pessoas. “Vamos juntar-nos
porque é mais fácil estabelecer sinergias”, afirma Pedro Bidarra,
vice-presidente da BBDO.
As duas agências já colaboraram juntas em vários projectos, com destaque
para o Banco Espírito Santo, para quem a RMAC idealizou a mudança
de imagem, e a BBDO desenvolveu as campanhas subsequentes. “Um bom
exemplo de trabalhos futuros que possam acontecer”, afirma Ricardo Mealha.
O designer sente que chegou a um ponto na sua carreira que quase obrigava
a esta incorporação. “Vem aí um novo tempo, mais interessante e criativo”,
afirma Mealha.
Sendo “uma aposta para o futuro”, segundo João Wengorovius, ambas
as agências esperam aumentar o número de clientes, com a BBDO a fazer
campanhas para os clientes da RMAC e a agência de design a trabalhar
com os da BBDO.
Sendo a BBDO uma rede mundial de agências de publicidade,
a compra da RMAC teve de receber aprovação internacional. No entanto,
o investimento (cujo valor não foi revelado) e o processo de integração
das agências foi completamente local. “Felizmente”, afirma Wengorovius,
“pois mostra que temos a capacidade financeira para sustentar este projecto”.

Vinte anos de BBDO
A BBDO é a quarta maior rede de agências de publicidade a nível mundial
e faz parte da Omnicom, o maior grupo de comunicação do mundo.
Em Portugal, a BBDO está presente desde 1986, sendo a agência criativa
mais premiada do país. Em 2005, a agência ficou em 3º lugar do ranking
da Marktest/MediaMonitor, tendo somado cerca de 185 milhões de euros
em investimento por meio. As campanhas Galp Pluma para o mundial,
as campanhas da nova imagem do BES e do plano BES 360º (em conjunto
com a RMAC), e ainda os anúncios da Optimus, do Jumbo e das águas Luso,
são alguns dos trabalhos de maior expressão da agência nos últimos tempos.

Do Bairro Alto para o mundo
O atelier RMAC foi fundado há 12 anos, no Bairro Alto, por Ricardo Mealha
e Ana Cunha. Tendo começado a trabalhar no mundo da moda (Ana Salazar,
Moda Lisboa), bem presente naquela zona histórica, os dois designers
acabam por sentir que são “bem nascidos”, pois tiveram um rápido
reconhecimento, que lhes permitiu angariar novos clientes na área da cultura
(teatros, fundações e também organismos públicos) e depois as empresas
(BES, Jerónimo Martins, FNAC, Vista Alegre, Habitat, Area... entre outras).
Atrás do trabalho veio o prestígio, e a RMAC é hoje a agência de design mais
premiada, com 76 prémios conquistados em quatro países: Portugal, Estados
Unidos, Alemanha e Inglaterra.

Emanuel Costa, in Diário Económico, 25/05/2006
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

1:44 da manhã

para quem eu posso mandar meu curriculo para avaliação ... ?
obrigado
e-mail/msn: pedrodiniz18@hotmail.com    



» Enviar um comentário